Pesquisa personalizada

sábado, 17 de março de 2012

Novo Outlander anda para trás


Aparentemente, a crise financeira em 2008 fez mais estragos na indústria automobilística japonesa que o tsunami de 2011. A catástrofe natural já está sendo superada, mas o impacto psicológico de quatro anos atrás continua a afetar o planejamento dessas marcas.


Preocupadas com uma suposta nova visão dos clientes, parte delas resolveu voltar atrás no design e projetar carros racionais até demais esquecendo que o visual ainda fala alto. Só um raciocínio assim parece explicar porque a Mitsubishi transformou o novo Outlander num veículo sem inspiração.


A nova geração – a terceira, já que a marca conta o Airtrek como o primeiro Outlander – estreou em Genebra praticamente como uma evolução do conceito PX-MiEV. O estilo, como se vê na imagem ao lado, é absolutamente monótono: linhas simples e perpendiculares e nenhum traço de personalidade. A grade e faróis, um dos poucos aspectos mais chamativos, ficaram perdidos em tamanha mesmice.


Por dentro, o marasmo estético prossegue em um painel com acabamento laqueado emoldurado por um filete cromado. Os comandos satélite no volante têm design diferente de cada lado: à esquerda usa-se um botão circular, prático e intuitivo, já à direita o conjunto de teclas está desalinhado e há um mecanismo acionado no sentido vertical.

Mais versátil

Essa espécie de volta às origens é compensada em parte pelos recursos técnicos do crossover. Os motores estão mais potentes e limpos – a versão 2.0, por exemplo, gera 150 cv com sistema Start-Stop e câmbio automático de seis marchas. O modelo também é equipado com dois recursos de segurança cada vez mais populares. O primeiro evita choques frontais acionando o freio em situações de emergência e o segundo avisa o motorista caso ele invada outra pista. A Mitsubishi se preocupou em facilitar o uso dos assentos do Outlander, que pode levar sete pessoas, dependendo da versão. As duas fileiras podem ser rebatidas, deixando livre um espaço com 1,69 m de comprimento.

O novo Outlander chega ao mercado mundial na virada do semestre primeiro na Rússia, depois Europa, Japão, Oceania, China e América do Norte. Sim, a montadora não lembrou da América do Sul em seu comunicado, mas é sensato pensar que o modelo mudará no Brasil por volta do Salão do Automóvel – o ASX também chegou sem avisar no ano passado.
Fonte: iGCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...